Redes Ópticas
O cabeamento de fibra óptica é amplamente utilizado em ambientes que necessitam de uma alta taxa de transferência de dados e em casos que a transmissão é feita entre grandes distâncias. Ideais para implantação de Cidades Inteligentes, as fibras ópticas são muito seguras e resistentes a interferências eletromagnéticas.
Sistemas que necessitam de alta disponibilidade devem ser dotados de cabeamento apropriado. Órgãos públicos que possuem várias sedes podem melhorar a comunicação interna com cabeamentos de fibra óptica exclusivos que ligam cada filial entre si.
Seja um Profissional de Fibra Óptica
Criamos um programa que o preparará você para um aprendizado criativo e transformador. Nosso treinamento é conduzido por profissionais que irão prepará-lo para trabalhar em diversos ramos das Redes Ópticas.
Redes FTTx
A tecnologia de telecomunicações FTTx (do inglês Fiber to the x) é um termo genérico para designar qualquer acesso de banda larga sobre fibra óptica.
O acrônimo FTTx origina-se como generalização das diferentes configurações FTTN, FTTC, FTTB, FTTH, etc. diferenciando-se pela última letra que denota os diferentes destinos da fibra (nó, passeio, edifício, lar, etc.).
Redes xWDM
As redes xWDM foram desenvolvidas a partir de transponders que atuavam na dispersão da onda permitindo fazer uma “sintonia fina” em um comprimento de onda específico (1310nm, 1490nm, 1550nm, etc.).
A partir dessa técnica a indústria passou a testar a emissão simultânea de vários comprimentos de onda, chegando nas redes xWDM que permite que seja transmitido 40 comprimentos em uma única fibra ótica, sendo muito indicado para os cabos DWDM. Atualmente as redes xWDM podem transmitir 400 Gbit/s a 1 Tbit/s.
Redes xPON
O termo xPON é uma expressão para caracterizar
diversas redes do tipo PON Passive Optical Network, onde essa tecnologia se caracteriza pelo fato de estabelecer uma rede de acesso apenas com componentes ópticos passivos (sem alimentação elétrica).
Ela é formada por uma rede de fibras ópticas ponto-multiponto. Caracteriza-se com uma topologia em árvore, onde as ramificações são feitas através de divisores ópticos passivos.
Power Budge
A atenuação é uma medida da perda de força de sinal ou de energia para iluminação que ocorre enquanto os pulsos de luz se propagam através de um fluxo de monomodo ou multimodo. Normalmente, as medidas são definidas em termos de decibéis ou do dB/km. Geralmente, o desempenho e o custo aumentam à medida que o comprimento de onda aumenta.
A perda de fibra óptica depende muito do comprimento de onda operacional. Fibras na prática têm a menor perda na terceira janela (1.550 nm) e maior perda na primeira janela (780/850nm).