Skip to content

WPAN (Wireless Personal Area Network)

As Redes de área pessoal, é uma rede de curta distância que tem por objetivo conectar os dispositivos pessoais do usuário (gadgets) que estão ao seu alcance, como fone, impressora, celular, caixa de som, televisor, tablet, etc.

Para essa rede de curto alcance há diversas tecnologias que foram desenvolvidas ao longo do tempo para objetivos especificos.  Elas são formadas geralmente na forma ponto-a-ponto, mas podem operar na forma ponto-multiponto.

As redes sem fio surgiram como redes complementares às redes cabeadas, com o intuito de promover a mobilidade e a visualização rápida dos dados independente da localização do usuário, tendo os dados transmitidos pelo ar ou espaço livre, que se constituem como meio físico para propagação de sinais eletromagnéticos, provendo uma interconexão completa, e permitindo uma grande flexibilidade na localização das estações, sendo essa a principal diferença entre as redes sem fio e as redes convencionais.

A ideia é permite conexões entre dois dispositivos (celular e fone de ouvido) em uma pequena distância com baixo custo, baixo consumo de energia e baixas taxas de transferência. As tecnologias que representam esse tipo de rede são as seguintes:

BLUETOOTH

A tecnologia desenvolvida inicialmente pela Ericsson (1994) com o objetivo de substituir os cabos que conectavam estes dispositivos.

Rapidamente ganhou o suporte da Intel, IBM, Toshiba, Nokia, Lucent, Motorola entre outras empresas que vieram a formar o Bluetooth Special Interest Group (SIG).

Seu nome foi inspirado em um Rei da Dinamarca Harald Blatand, que tinha o apelido de dente azul (Bluetooth em inglês), esse nome serviu de inspiração pois Harald sempre simbolizou a união de diferentes grupos de pessoas.

Como o Bluetooth funciona?

O Bluetooth possibilita a comunicação entre dois dispositivos, quando estes estão próximos um do outro. Através dele é possível enviar arquivos, como músicas, vídeos, arquivos, documentos e etc., controlar dispositivos, como consoles de videogames, através dos joysticks sem fio, ou viabilizar a transmissão de dados em tempo real, como reprodução de músicas em caixas de som e fones de ouvido que dispensam fios.

A velocidade da taxa de transmissão também varia, dependendo da versão:

  • Bluetooth 1.2: 1 Mb/s;
  • Bluetooth 2.0 + EDR: 3 Mb/s;
  • Bluetooth 3.0: 24 Mb/s;
  • Bluetooth 4.0: 25 Mb/s;
  • Bluetooth 5.0: 50 Mb/s.

Por utilizar ondas de rádio, os dispositivos não precisam estar no alcance de visão um do outro, mas precisam respeitar uma distância específica, de acordo com a classe:

  • Classe 1:
    potência máxima de 100 mW (20 dBm), e alcance de até 100 metros de distância;
  • Classe 2:
    potência máxima de 2,5 mW (4 dBm), e alcance de até 10 metros de distância;
  • Classe 3:
    potência máxima de 1 mW (0 dBm), e alcance de até 1 metro de distância.

Topologias Bluetooth

A estrutura básica de comunicação no Bluetooth é chamada de piconet, e pode ser descrita como uma rede onde um nodo central, denominado mestre, se comunica ativamente com os outros nodos, chamados de escravos, formando uma topologia em estrela. Segundo a especificação, podemos ter no máximo oito elementos ativos dentro de uma piconet, incluindo o mestre.