Redes E1
Também chamado de “Link E-1″ ou “Enlace Digital” ou “2 Mega”. Sistema de transmissão a 2.048 Mbps, comum na Europa e foi adotado no Brasil como padrão para transmissões digitais. Ele possui 32 canais digitais, cada um com uma velocidade de 64kbps, sendo 30 canais de voz ou dados, um canal para sincronismo e outro para sinalização telefônica.
– É uma tecnologia que permite a interligação dos equipamentos digitais de telefonia do cliente à Rede Telefônica Pública Comutada (RTPC) das operadoras.
–PABX Digital
–DAC (Distribuidor Automático de Chamadas)
–RAS (Remote Access Service)
Quais são as suas características?
– Tem capacidade de trafegar 2,048 Mbps.
– Os acessos podem ser provisionados através de cabos com par metálico, rádio digital ou fibra ótica, mas geralmente os acessos são provisionados com par metálico e com modems HDSL.
– Pode ser utilizado nos acessos para Comunicação de Voz, Internet e Comunicação de Dados.
– Cada acesso é composto de 32 canais de 64 Kbps:
A maneira mais simples para dimensionar um acesso E1, sem a utilização da fórmula de Erlang, é importe fazermos duas perguntas para o cliente:
1.Quantos ramais telefônicos existe na sua Empresa?
São dois objetivos para essa pergunta: primeiro é dimensionarmos o PABX que ele deverá adquirir (se não possuir). Segundo é definirmos o número de canais de voz que serão necessários, geralmente é utilizada a taxa de 30% do número de ramais, para definirmos o número de canais. Exemplo:
–Se uma Empresa possui 90 ramais, ela irá precisar de 27 canais. Um link E1 de 30 canais poderá atendê-la.
2.Quantos ramais vão precisar receber ligações diretamente nas suas mesas?
Através desta resposta vamos definir o número de ramais DDR (Discagem Direta a Ramal) que o cliente precisa, criando assim um plano de numeração para Empresa. Importante ressaltar que se não houver necessidade da empresa ter o serviço DDR, o cliente pode ter um número chave (tronco PABX) e através de uma telefonista as ligações são repassadas para os funcionários.